terça-feira, 9 de agosto de 2016

LSDesporto

L de lazer
S de saúde e
Desporto de Desporto

Foi assim que durante 9 meses comecei os programa de rádio LSDesporto.

Como todas as coisas, há um começo, um desenvolvimento e um fim. Devido a algumas alterações na minha vida e na organização da rádio, o programa, apresentado por mim, ficará pelo primeira, única e última temporada.
Foi bom. Foi diferente. Foi uma maneira de conhecer pessoas fantásticas.

Agora é a vez de abraçar novos projetos, manter alguns dos antigos e continuar com um sorriso nos lábios.
Abreijos

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Beber uns copos... fumar umas coisas... e conduzir

Antes de mais quero informar que não sou santo, nunca fui e nunca serei. Dito isto, vamos ao que interessa.

Em tempos dei umas "formações" sobre dependências no âmbito da saúde escolar. Neste capítulo, e quando se chegava à parte do álcool e da canabis, aquilo era só rir. Numa das sessões decidi pegar numa ideia que vi num filme e adapta-la à situação da condução e do consumo de determinadas substâncias. Aqui fica a minha proposta de reflexão.

Imaginem que saímos todos e vamos beber uns copos. Como sou grande bebo umas quantas cervejas.
No final da noite decidimos que vamos beber noutro bar. Pego no meu carro e dirijo-me para o novo local de encontro. Na minha viagem tenho de atravessar a localidade. Numa das passadeiras com que me cruzo está um grupo de pessoas. Conseguem imaginar essas pessoas? Boa :) Esse grupo de pessoas atravessa a passadeira, mas como estou embriagado, não consigo parar o carro a tempo e atropelo duas dessas pessoas. Ainda conseguem imaginar as pessoas?... infelizmente eu seguia em velocidade excessiva e uma das pessoas fica com várias fraturas e outra morre. (espero que ainda consigam imaginar as pessoas).
Agora quero que imaginem duas situações: 
a primeira... não era eu que ia a conduzir... era cada um de vocês. (como se iriam ver ao espelho sabendo o que tinham causado?)
a segunda... as pessoas da passadeira eram as pessoas que vocês mais amam neste mundo... o que me fariam, sendo eu o condutor e o que se fariam se fossem vocês os condutores?...

Talvez seja melhor começar a colocar as coisas na perspetiva correta...

Abreijos